|
© Cristiano e Pedro Mascaro - Exposição 'A Lama: de Mariana ao mar' |
Exposição: A Lama: de Mariana ao Mar
De 22 de setembro a 20 de novembro de 2016
no Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – centro, Rio de Janeiro
A exposição “A Lama: de Mariana ao mar” traz fotografias de Cristiano e Pedro Mascaro que revelam em detalhes a extensão e gravidade da tragédia humana e ambiental que aconteceu em Mariana, Minas Gerais, em 2015.
No dia 5 de novembro de 2015 uma gigantesca barragem de rejeitos de minério de ferro rompeu inteira sobre o povoado de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, Minas Gerais.
Esse momento deu início à maior tragédia ambiental brasileira e ao mais grave acidente dessa natureza na história da mineração mundial. Dezenove pessoas morreram, a cidade de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, não existe mais e a lama vinda da barragem destruiu toda a vida existente ao longo de 650 quilômetros de extensão do rio Doce até o mar.
O registro fotográfico do percurso da lama foi feito por Cristiano Mascaro, acompanhado de imagens aéreas feitas por seu filho, Pedro, com um drone. Ao todo são 64 imagens e uma instalação em vídeo com a narração de trechos da reportagem publicada pela revista “Piauí”, na voz da repórter Consuelo Dieguez. Isso porque algumas das fotos foram publicadas originalmente na edição de julho da revista.
A exposição é resultado de uma parceria entre a revista piauí, o Instituto Moreira Salles - IMS e o Paço Imperial. A mostra tem curadoria de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, e estará aberta ao público até o dia 20 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Deixe seu comentário.