Vinicius de Moraes - poemas

© Vincent van Gogh (1889)

Introspecção
Nuvens lentas passavam
Quando eu olhei o céu.
Eu senti na minha alma a dor do céu
Que nunca poderá ser sempre calmo.
Quando eu olhei a árvore perdida
Não vi ninhos nem pássaros.
Eu senti na minha alma a dor da árvore
Esgalhada e sozinha
Sem pássaros cantando nos seus ninhos.
Quando eu olhei minha alma
Vi a treva.
Eu senti no céu e na árvore perdida
A dor da treva que vive na minha alma.
.
- Vinicius de Moraes, no livro “O caminho para a distância”. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

§

Suspensão
Fora de mim, fora de nós, no espaço, no vago
A música dolente de uma valsa
Em mim, profundamente em mim
A música dolente do teu corpo
E em tudo, vivendo o momento de todas as coisas
A música da noite iluminada.
O ritmo do teu corpo no meu corpo…
O giro suave da valsa longínqua, da valsa suspensa…
Meu peito vivendo teu peito
Meus olhos bebendo teus olhos, bebendo teu rosto
E a vontade de chorar que vinha de todas as coisas.

- Vinicius de Moraes, no livro “O caminho para a distância”. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

§

-------
LEIA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário.