Filme caseiro com cenas de um Rio de Janeiro há muito desaparecido

Postal da década de 1920 mostra aspecto de Copacabana, o mais conhecido bairro da zona sul carioca, com o Leme e o Pão de Açúcar ao fundo. Acervo do Colecionador de Cartões postais e pesquisador independente José Carlos Daltozo.
Rio de Janeiro há muito desaparecido

"Impressionantes imagens de filme caseiro com cenas de um Rio há muito desaparecido, provavelmente no final da década de 20. À exceção de uns trechos escuros, onde pouco se vê, estão lá imagens preciosas do mar de Copacabana em ressaca, a cidade já com muitos automóveis, bondes, carroças e cavalos misturados...a Av. Beira Mar com aquelas duas construções em frente do Passeio Público (uma delas o cinema Cassino), a entrada para a Av. Rio Branco vindo da Av. Beira Mar, o Palácio Monroe, Botafogo e a Urca em seu início, a rua Paissandu, a cidade vista do Corcovado, o trecho em frente à Ilha das Cobras e a Escola Naval hoje finalmente reaberto ao público, os fundos da Baía da Guanabara na altura do Caju e mais para dentro, a Vista Chinesa, ruas do centro, vendedores de rua na Lapa, a Igreja de Na. Sa. da Lapa dos Mercadores, planos bem cinematográficos de um trem se aproximando de um túnel, a família retratada no filme se divertindo no areal de Ipanema, mico leão, cachorros...e muito mais. Imagem, memória, História, documento e preservação audiovisual tudo enfatizado nesses fantásticos minutos."
João Luiz Vieira (professor do Dep. de cinema da UFF).

Rio de Janeiro há muito desaparecido (c. dec. 1920) - 20 min.

:: Fonte: Filme caseiro do Rio de Janeiro (1920-1930) - Footage from the Doris Duke Foundation Historical Archives. This collection is housed at Duke University Libraries' Rare Book, Manuscript, and Special Collections Library - Periscope Film/Operation archive. (arquivos históricos do centro militar de transporte e aviação do Estados unidos). 

3 comentários:

  1. As cenas do Rio de Janeiro são incríveis,mas do contador 11:20 a 14:40 me pareceram cenas de Recife - Pernambuco.

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo!!!!! Amo ver o Rio antigo obg

    ResponderExcluir
  3. Apesar de eu ainda não existir, em 1920, tendo nascido em 1946, pude ver muitas coisas antigas, que eram preservadas. Na década de 1950, a cidade era mais limpa, não havia pichações e o povo era mais ordeiro. Para quem viveu em épocas mais antigas, o filme trás uma certa nostalgia.

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe seu comentário.