Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade, de Regina Schöpke

Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o
pensador nômade, de Regina Schöpke
POR UMA FILOSOFIA DA DIFERENÇA: GILLES DELEUZE, O PENSADOR NÔMADE
REGINA SCHÖPKE-- primeira reimpressão
224 páginas -- de R$ 48,00 por R$ 28,80 no site da editora Contraponto

A filosofia, não importa o que se diga, ainda é o produto mais requintado de uma cultura que nem sempre teve razão para se orgulhar de suas conquistas. Que ela tenha perdido muito de sua força e nobreza originais (com a maioria dos filósofos transformando-se pelos mais inconfessáveis interesses em meros serviçais das ciências ou mesmo em simples "consultores" do cotidiano), é algo que só faz aumentar nosso interesse por aqueles que ainda concebem o pensamento como pleno de poderes e apto a produzir uma existência mais livre e autêntica. Pois essa é a verdadeira função do pensamento: ser uma "máquina de guerra", uma potência em prol da vida.
É assim que a filósofa Regina Schöpke define a tarefa do pensamento, e ao seguir a linha vigorosa de Nietzsche e Deleuze, busca devolver à filosofia um pouco do ar primaveril de seus primeiros tempos. Como esta obra nos mostra bem, os que confundem pensar com reconhecer ou representar (ou mesmo com o simples raciocinar) pouco sabem a respeito do poder demolidor do pensamento e de sua principal capacidade, que é a de produzir, criar novos mundos e novas maneiras de ser e de sentir. Sem sua ação, somos inexoravelmente prisioneiros dos valores vigentes e dos poderes estabelecidos, e nada mais fazemos do que confirmar nossa escravidão.
Quando a autora discute e desvenda aqui o difícil conceito de "diferença-pura" na obra de Deleuze, ela quer mostrar que num pensamento que reconhece a mudança e o devir como uma realidade absoluta e integral (e que deve ser definido como "nômade, em oposição à filosofia "sedentária" das formas eternas, que se inicia com Sócrates e Platão) não há lugar para idéias de permanência e estabilidade. O mundo é fluxo, é um vir-a-ser perpétuo.
E num mundo onde tudo é movimento, afirma a filósofa, o pensamento deixa de ter uma tarefa meramente recognitiva para alçar vôos mais perigosos. Afinal, para dar conta do fluxo é preciso estar em consonância com ele. E é também nesse mundo que a "diferença" deixa de ser um simples conceito para tornar-se o fundamento mais profundo de todas as coisas. O ser como diferença-pura: eis o que nos mostra, de um modo contundente (e envolvente), a bela obra de Regina Schöpke.
Mauro Baladi
.
Regina Schöpke formou-se em filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É mestra em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em história medieval pela Universidade Federal Fluminense. É doutora em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, onde defendeu uma tese sobre o tempo. Colabora regularmente com os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo.
.

.
40% de desconto em todo o catálogo para compras no site da editora Contraponto, recebendo os livros em casa. Pagamento por boleto bancário ou parcelado em até três vezes no cartão. Para mais informações, clique no link.
.
Acompanhe edições e lançamentos pela fanpage da editoraCONTRAPONTO

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário.