A carta aberta da viúva de Paulo Freire a Temer

Viúva de Paulo Freire escreve a Temer contra ataques do governo à memória do grande educador brasileiro.

A CARTA

Exmo. Sr. Presidente Interino do Brasil

Paulo Freire
Prof. Dr. Michel Temer

ASSUNTO: PAULO FREIRE: Wikipidia e SERPRO

Na qualidade de viúva, estudiosa e sucessora legal da obra do Educador PAULO FREIRE, quero, através dessa carta, estabelecer um diálogo cordial e franco com V.Exa., mesmo estando nós dois, em termos ideológicos, em posições diferentes, no sentido de esclarecer assunto que vem sendo divulgado pela imprensa nacional, de que partiu de dentro do governo através da rede do SERPRO, uma entidade pública, portanto sob a responsabilidade do Estado Brasileiro, a alteração no conteúdo da biografia de meu marido na enciclopédia livre Wikipedia, colocando-o como envolvido com um projeto de educação atrasado e fraco de caráter doutrinário marxista e manipulador.

Se não o tivesse conhecido na festividade de formatura de uma de suas filhas, creio que do curso de Psicologia/PUC-SP, ocorrida nos gramados do Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, quando sentados lado a lado na Mesa Diretora, ouvi de V.Exa. o enorme respeito e admiração que tinha pela obra e pela pessoa de Paulo Freire, não teria a ousadia de Vos escrever.

Como V. Exa. sabe, enquanto intelectual e jurista, o meu marido jamais praticou nenhum ato e nunca escreveu nenhuma palavra dos quais se pudesse, em sã consciência, outorgar-lhe a pecha de doutrinador marxista e homem de princípios filosóficos e educacionais fracos e débeis, acusações contidas na nova biografia agora publicada pela Wikipedia.

Para a construção de um país verdadeiramente democrático é da mais alta importância, que, órgãos do Estado ou que prestam serviços a ele, como o SERPRO, não estejam compactuando com interpretações de espíritos liberais inescrupulosos, que, intencionalmente maculam a honra de um homem que deu sua vida para que a educação, sobretudo a do Brasil, possibilitasse a libertação e a autonomia dos homens e das mulheres de nosso querido país. Nunca sob o bastão da intolerância, do fascismo ou do comunismo.

Acredito que o atual Ministro da Educação, natural do estado de Pernambuco, Mendonça Filho, como Paulo Freire o foi, teria o prazer (pessoalmente considero que o dever) de esclarecer e inibir que inverdades sejam ditas de seu conterrâneo, homem ético, probo e honrado, Patrono da Educação Brasileira. Acredito que o referido ministro se colocará e agirá, positivamente, a favor, no momento em que for instigado a isso por V. Exa., contra a manipulação da máquina do Estado a serviço do amesquinhamento de um dos mais importantes homens desta Nação

É claro que Paulo Freire não é unanimidade, ninguém o é. Ele pode ser lido, analisado e contestado, isso faz parte da liberdade de expressão necessária e desejável à construção da cultura letrada de alto nível de qualquer país. Entretanto, o local dos contraditórios deve ser aberto, responsável, no seio da sociedade civil __ na rua, na universidade e nas escolas, através da mídia, nos sindicatos e fóruns etc __ e nunca dentro, exaltado por fato tendenciosamente ideológico-inverídico, acobertado pelo anonimato, por qualquer órgão da sociedade política. 

É inconcebível que numa sociedade democrática se divulgue frases carregadas de ódio e de preconceito como: “Paulo Freire e o Assassinato do Conhecimento” __ absurda e ironicamente, no ano em que Paulo Freire está sendo considerado nos EEUU como o terceiro intelectual do mundo, de toda a história da humanidade, mais citado, portanto mais estudado nas universidade norte-americanas, que, a princípio são contra o marxismo.

Contando com Vossa compreensão e interferência para que se restabeleça a Justiça e a Verdade.

Cordialmente
São Paulo, 30 de junho de 2016.

ANA MARIA ARAÚJO FREIRE


Nita (Ana Maria) e Paulo Freire
-----
Fonte: Hildegard Angel
.
Veja a matéria sobre o tema:
:: EBC/Agência Brasil: Artigo na Wikipedia sobre Paulo Freire é alterado em rede do governo. 29.6.2016. Disponível no link. (acessado em 3.7.2016)

.
.------
Sobre o Educador Paulo Freire:
:: Instituto Paulo Freire
:: Paulo Freire - Projeto Memória

48 comentários:

  1. Perfeito..Disse tudo e é uma falta de conhecimento e sensibilidade atacar a imagem de Paulo Freire, quando ele não mais está entre nós para promover sua defesa. Indignidade, no mínimo, este anonimato do criminoso que promoveu tal infâmia contra nosso emérito EDUCADOR. Apoiadíssima em sua carta Sra. Ana Maria Araújo Freire.
    Wany Gomes da Siveira

    ResponderExcluir
  2. Há muito pouco , quase nada que possa ser dito ou escrito diante de uma atrocidade como essa a não ser lamentar por todos nós brasileiros nativos ou por opção como é meu caso , querer mudar a historia de uma maneira tão sórdida ultrapassa qualquer limite e estabelece uma nova ordem na velha e tão conhecida desordem

    ResponderExcluir
  3. Curioso... Quando revela-se a verdadeira face de um esquerdista ele, ou seus representantes repudiam a carapuça. Quem leu A Pedagogia do Oprimido pode ver PF rasgando elogios a Fidel, Stalin e Mao. Sem falar nas entrevistas, uma inclusive dada ao Serginho Groisman em que ele se diz marxista e socialista. Há também trechos que ele diz que o MST é um grupo amoroso. Depois de rasgar elogios publicamente aos homens cuja estirpe são das mais questionáveis da história não podemos o considerar como marxista e manipulador? Quais pensadores liberais ou de direita são estudados nas escolas e universidades de país? Façam o favor... PF já era para ter sido banido há tempos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não pensa odeia quem pensa ! Quanto desrespeito e falta do verdadeiro entendimento das coisas ! Gente rasa pensa assim como vc pois não tem profundidade para a compreender algo im pouquinho mais profundo! Idêntico aos que manipularam a biografia do iluste pensador da educação. Só posso lamentar a quantidade de gente superficial e ignorante como vc ! Gente sem a.memor sensibilidade !

      Excluir
    2. Sabe qual é a base de sustentação para meu antagonismo para com PF? Fui aluno do curso de Magistério. Vi na prática o que PF prega. Não sei se você já leu a Pedagogia do Oprimido, mas eu já li, e li várias vezes. O que PF propõe é o processo de militância política com vertente socialista nas escolas, além de advogar pela violência de forma explícita. Não sou eu quem diz que os números da educação brasileira são vergonhosos, são órgãos internacionais. Todavia você poderá rechaçar esses números (tática conhecida de defensores de temas de esquerda), porém sua opinião não tem valor diante da realidade. Você me chama de superficial. Curioso. Me chama de superficial baseada num comentário antagônico ao que você defende. Minha "superficialidade" não me permitirá dizer que você é superficial tendo como base apenas seu comentário agressivo e retórico, mas minha análise crítica sobre o mesmo me inclina a dizer que há em você uma forte paixão que a impede de avaliar e até defender com argumentos mais sólidos aquilo que lhe convém. Recomendo que conheça o outro lado, isso reforça seu conhecimento e evita que passe vergonha diante de pessoas que conhecem mais que você.

      Excluir
    3. Meu caro Petronio. Sua fala ficou desconexa, agora... Porque, se você já leu a Pedagogia do Oprimido, vc deveria saber que a proposta que Freire dá no seu texto não acontece nas escolas brasileiras. Um pouco incoerente, você não acha?

      Excluir
    4. Mais uma vez vejo o velho argumento de que a teoria de PF não foi devidamente aplicada. Me lembra uma das principais defesas do comunismo/socialismo (deturparam Marx). Ora, quando PF explicitamente, desdenha da educação tradicional e a denomina de "Educação Bancária" ele negligencia a metodologia que ergueu nações, que fez da Grécia o um celeiro de pensadores e assim por diante. Todavia devo reconhecer que a metodologia de PF deu certo! Ele queria criar "revolucionários" (com aspas mesmo) e assim o fez! Temos hoje números ridículos quando o assunto são questões matemáticas, línguas estrangeiras dentre outras ciências cuja importância não se deve negar, porém há em cada esquina um "jovem revolucionário", antenado nas questões "çossiais" e repleto de sabedoria inútil. Lei de forma desapaixonada a nefasta obra desse senhor, assim como eu li. E lhe digo mais, quando li a Pedagogia do Oprimido eu ainda cursava magistério, e o fez sedento de paixão e fanatismo pela referida obra e o que consegui foi uma desilusão maior que tudo. Ainda me acha incoerente?

      Excluir
    5. Petronio Filho, gostaria de saber qual é sua teoria para solucionar o problema da educação brasileira.

      Excluir
    6. Petronio, meu caro, toda a sua fala é absurdamente incoerente. Eu não sei o que o modelo de educação da grécia antiga pode ter de similaridade com o nosso, 2000 anos depois. É como achar uma arvore parecida com um gato. Eu não sei também no que o método do Paulo Freire vai contribuir para prejudicar o ensino de matemática e línguas estrangeiras. Aliás por quê essas duas disciplinas são tão importantes para você? Por fim, você naturaliza tantas coisas no seu discurso (ideologia, colonialismo, conservadorismo), que se você realmente leu a Pedagogia do oprimido, sequer foi capaz de entender uma letra. A imagem que você me passa é de uma pessoa tacanha, sem leitura, e que utiliza as redes sociais para despejar emoções negativas, as quais você não consegue trabalhar no mundo real. Estou certo?

      Excluir
    7. Além de tudo você, como um bom discípulo de PF, não leu a P.O. PF critica a metodologia tradicional, aquela que segundo ele é a educação bancária, onde o professor "deposita" o conhecimento no aluno. Ora pois, toda a civilização edificou-se sobre essa vertente! Preciso explicar isso também? Disparate maior é você perguntar o motivo pelo qual disciplinas como Matemática, língua estrangeira dentre outras são tão importantes para mim! Para mim? Para todos! Você é um militante legítimo de PF mesmo! Recuso-me a responder quaisquer questão posta por você doravante, baixaste o nível ao diálogo puramente sindical. Passar bem.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Petrônio. Afirmar que a educação de hoje, a bancária, edificou nações é exagero. Quando se começou a pensar a educação? quando foram criadas as primeiras escolas e as primeiras universidades? Você pode perfeitamente criticar Paulo Freire e ser a favor da educação bancária. Mas afirmar que esta tem mais de 2000 anos é um belo equívoco. Mas o mais absurdo em sua fala foi dizer que "PF já era para ter sido banido há tempos". Você realmente acredita ser capaz de verificar tal gesto a respeito da obra de Paulo Freire? Não concordar com ela é possível, mas acreditar que ele deva ser banido é crer que se está na estrema vanguarda quando se trata de educação (e isso é muito para alguém que afirma ter lido apenas um livro do autor e ter feito apenas um magistério). Como você analisa isso? https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/06/04/Paulo-Freire-%C3%A9-o-terceiro-pensador-mais-citado-em-trabalhos-pelo-mundo

      "Enquanto reprimido no Brasil - sua teoria sobre educação e valores é ponto de controvérsia até hoje - o educador tornou-se referência internacional, influenciando metodologias educacionais em países tão distintos como os Estados Unidos e Kosovo."

      ou você é muito sábio, ou ...

      Excluir
    10. Sinceramente ainda tem pessoas que respondem esse rapazola, conservador, careta que consegue ainda (isso é mais impressionante) trazer para consigo outros...bom, esses outros são o dobro de...que esse energúmeno de direita. PQP, que tristeza!!!!! O cara fala de Paulo Freire. Deve ser um desprazer conhecer um legume igual a voê.

      Excluir
    11. Insultos oriundos de gente da sua estirpe me soam como elogios. Cada um dá o que tem. Passar bem!

      Excluir
    12. Petrônio Filho, vc é a face da ignorância. Com certeza nunca estudou e nunca foi da area educação. Voce é tão somente, mais um ignorante q não pensa e sai repetindo o que ouve. Vá estudar, ler, andar mundo afora; conhecer as universidades p ter embasamento acadêmico e intelectual para discutir à altura de outro intelectual

      Excluir
    13. Veja o quão autoritária você é! Analise seu texto, veja a forma como você se põe diante do meu argumento. Você não o refuta, mas pelo contrário, você se coloca de uma forma autoritária: "Vá estudar, ler, andar mundo afora; conhecer as universidades p ter embasamento acadêmico e intelectual para discutir à altura de outro intelectual". "Vá ler". Ler o que? O que lhe compraz? E o direito do contraditório? "Andar mundo afora". Infelizmente não tenho as mesmas condições financeiras que você (deduzo isso com base em seu discurso. Parece ser uma pessoa abastarda, que usufrui das benesses capitalistas e posa de socialista). "conhecer as universidades p ter embasamento acadêmico e intelectual para discutir à altura de outro intelectual". Pelo jeito isso não traz efeito algum, pois se trouxesse você teria embasamento e argumentos para me refutar, coisa que não fez. Seu autoritarismo é uma simbiose com histeria, e disso resultam criaturas que conheço muito bem. Recorreu ao ad hominem... Mostrou-se o quão fraca é e sem condições algumas de debater comigo. Passar bem.

      Excluir
  4. Gostaria de saber mais em relação a PF apoiar Fidel, Stalin e Mao o qualquer outro sanguinário ou ditador como estes porfa... Meu email é Ricardo.soutoadvocacia@gmail.com muito obrigado Petrônio Filho.

    ResponderExcluir
  5. O velho e colonial complexo de vira lata descrito pelo saudoso Nelson Rodrigues. Estas pessoas tem odio do brasileiro que tem reconhecimento internacional, para eles, o brasileiro tem como natureza repetir o conhecimento criado no hemisferio norte https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_vira-lata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso é você acusar alguém de algo que você agora faz! Típico de esquerdista (Acuse-os do que você é). Todavia não mais do que isso de gente como você. Já que diz que PF tem reconhecimento internacional aproveite o ensejo e me diga quais países que são referência em educação adotam PF. Aguardo sua resposta.

      Excluir
    2. Cara, sua inteligência a favor do liberalismo é um desperdício triste de se ver... Meus pêsames pelo caráter humanamente desolador de suas afirmações.

      Excluir
    3. Dá-me um norte sobre algo antagônico ao liberalismo para que eu possa defender, oh sábio guru! Lembre-se de sempre deixar uma dica após uma crítica.

      Excluir
    4. http://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2016/05/12/what-are-the-most-cited-publications-in-the-social-sciences-according-to-google-scholar/

      Essa escola britanica tem 120 anos. Espero que você não a considere mais um antro marxista petralha bolivariano comunista lulopetista esquerdopata.

      Excluir
  6. Se o Brasil tivesse estudado/aprendido Paulo Freire, não teríamos chegado onde chegamos, tendo de conviver com tanta imbecilidade e covardia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... Esse seu discurso me lembra outro discurso bem conhecido: O socialismo real e o ideal... Ahhhh... Esquerdistas, esquivas, esquivas, esquivas.

      Excluir
    2. Petronio é apenas um umbigóide no primeiro nível do desenvolvimento, demora ainda muito tempo para ultrapassar a barreira da deficiência metafísica .

      Excluir
    3. Petronio é apenas um umbigóide no primeiro nível do desenvolvimento, demora ainda muito tempo para ultrapassar a barreira da deficiência metafísica .

      Excluir
    4. Agressão: Schopenhauer dizia que isso é típico de quem perde a razão no diálogo. Ad hominem. Não contesta o que eu disse, talvez por não ter condições nem de sustentar a própria crença, então parte para agressões de cunho pessoal. Mostra apenas quão fraca e pequena tu és.

      Excluir
  7. Sinto muito orgulho de Paulo Freire! Nada apagará sua existencia elevada profunda e amorosa! Exigimos respeito e a correção do absurdo que fizeram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, NADA APAGARÁ A EXISTÊNCIA DE PF, salvo se ele fosse um pensador liberal. Apagar, ou até mesmo "vaporizar" (como nos falou Orwell em 1984) é prática da esquerda, e não de outras linhas de pensamento e ideologias. O legado de PF (a destruição e ridicularização da educação brasileira) é uma septicemia que jamais será expelida da nossa história.

      Excluir
    2. Já existia a metodologia bem antes de Paulo Freire.

      “ … subitamente, começaram a aparecer em Pernambuco cartilhas semelhantes às de Laubach, porém com teor filosófico totalmente diferente. As de Laubach, de cunho cristão, davam ênfase à cidadania, à paz social, à ética pessoal, ao cristianismo e à existência de Deus.
      As novas cartilhas, utilizando idêntica metodologia, davam ênfase à luta de classes, à propaganda da teoria marxista, ao ateísmo e a conscientização das massas à sua "condição de oprimidas". O autor dessas outras cartilhas era o genial Sr. Paulo Freire, diretor do Sesi, que emprestou seu nome à essa "nova metodologia" — da utilização de retratos e palavras na alfabetização de adultos — como se a mesma fosse da sua autoria.
      "As cartilhas de Laubach foram copiadas pelos marxistas em Pernambuco, dando ênfase à luta de classes. O autor dessas outras cartilhas era Paulo Freire, que emprestou seu nome à "nova metodologia" como se a ela fosse de sua autoria"
      http://www.escolasempartido.org/artigos/178-metodo-paulo-freire-ou-metodo-laubach

      Excluir
    3. Não sei se sua intenção foi defender ou acusar. Caso tenha sido defender seu tiro saiu pela culatra, pois poupou qualquer antagonista do trabalho de pesquisar sobre a nefasta obra deste senhor trazendo à tona suas minúcias: Propaganda marxista e luta de classes. Caso não tenha sido essa a intenção (acusar), você tem todo o potencial de desmontar qualquer teoria de defesa. Para as duas vias lhe parabenizo.

      Excluir
  8. Sinto muito orgulho de Paulo Freire! Nada apagará sua existencia elevada profunda e amorosa! Exigimos respeito e a correção do absurdo que fizeram

    ResponderExcluir
  9. Todavia essa celeuma só evidencia uma coisa: Os defensores de PF sequer são afeitos a leitura e pesquisa (redundância de minha parte, pois caso fossem não advogariam pela causa desse senhor). Uma rápida pesquisa no referido perfil https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire não mostra nada disso que está sendo alardeado... Ahhh... esquerdistas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não leu, aos ter sido adulterado, o verbete foi novamente corrido sem as mentiras que a direita quer imputar-lhe

      Excluir
    2. Se você não leu, aos ter sido adulterado, o verbete foi novamente corrido sem as mentiras que a direita quer imputar-lhe

      Excluir
  10. Petronio , você leu mesmo "Pedagogia do oprimido" ou um resumo desses de tendência ultradireita? Desafio você a colocar o trecho em que Paulo Freire instiga violência ou rasga elogios a qualquer ditador. Cite. Como dizia meu avô: "mata a cobra e mostra o pau", por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A liderança de Fidel Castro e de seus companheiros, na época chamados de “aventureiros irresponsáveis” por muita gente, liderança eminentemente dialógica, se identificou com as
      massas submetidas a uma brutal violência, a da ditadura de Batista.
      Com isto não queremos afirmar que esta adesão se deu tão facilmente. Exigiu o testemunho
      corajoso, a valentia de amar o povo e por ele sacrificar-se.

      Com isto não queremos afirmar que esta adesão se deu tão facilmente. Exigiu o testemunho
      corajoso, a valentia de amar o povo e por ele sacrificar-se. Exigiu o testemunho da esperança
      nunca desfeita de recomeçar após cada desastre, animados pela vitória que, forjada por eles
      com o povo, não seria apenas deles, mas deles e do povo, ou deles enquanto povo.
      Fidel polarizou a pouco e pouco a adesão das massas que, além da objetiva situação de opressão
      em que estavam, já haviam, de certa maneira, começado, em função da experiência histórica, a
      romper sua “aderência” com o opressor.
      O seu “afastamento” do opressor estava levando-as a “objetivá-lo”, reconhecendo-se, assim,
      como sua contradição antagônica. Daí que Fidel jamais se haja feito contradição delas. Uma ou
      outra deserção, uma ou outra traição registradas por Guevara no seu “Relato de la Guerra
      Revolucionaria”, em que se refere às muitas adesões também, eram de ser esperadas.
      Desta maneira, a caminhada que faz a liderança revolucionária até as massas, em função de
      certas condições históricas, ou se realiza horizontalmente, constituindo-se ambas em um só corpo
      contraditório do opressor ou, fazendo-se triangularmente, leva a liderança revolucionária a
      “habitar” o vértice do triângulo, contra-dizendo também, as massas populares.
      Esta condição, como já, vimos, lhe é imposta pelo fato de as massas populares não terem
      chegado, ainda, à criticidade ou à quase criticidade da realidade opressora.

      "Veja-se como um líder como Guevara, que não subiu a Sierra com Fidel e seus companheiros à
      maneira de um jovem frustrado em busca de aventuras, reconhece que a sua “comunhão com o
      povo deixou de ser teoria para converter-se em parte definitiva de seu ser” (no texto: nosso ser).
      Até no seu estilo inconfundível de narrar os momentos da sua e da experiência dos seus
      companheiros, de falar de seus encontros com os camponeses “leais e humildes”, numa
      linguagem às vezes quase evangélica, este homem excepcional revelava uma profunda
      capacidade de amar e comunicar-se. Daí a força de seu testemunho tão ardente quanto o deste
      outro amoroso – “o sacerdote guerrilheiro”"

      "Quem inaugura a tirania não são os tiranizados, mas os tiranos. Quem inaugura o ódio não são os odiados, mas os que primeiro odiaram. Quem inaugura a negação dos homens não são os que tiveram a sua humanidade negada, mas as que a negaram, negando também a sua"

      Excluir
  11. Se o Petronio é um "especialista" em Paulo Freire deve ter publicado algum artigo sobre o assunto que podia citar como referência. Concordo com a professora Virgínia, quero ver citar um trecho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ad hominem agora filho? Não posso lançar uma crítica ao dândi?

      Excluir
  12. A liderança de Fidel Castro e de seus companheiros, na época chamados de “aventureiros irresponsáveis” por muita gente, liderança eminentemente dialógica, se identificou com as
    massas submetidas a uma brutal violência, a da ditadura de Batista.
    Com isto não queremos afirmar que esta adesão se deu tão facilmente. Exigiu o testemunho
    corajoso, a valentia de amar o povo e por ele sacrificar-se.

    Com isto não queremos afirmar que esta adesão se deu tão facilmente. Exigiu o testemunho
    corajoso, a valentia de amar o povo e por ele sacrificar-se. Exigiu o testemunho da esperança
    nunca desfeita de recomeçar após cada desastre, animados pela vitória que, forjada por eles
    com o povo, não seria apenas deles, mas deles e do povo, ou deles enquanto povo.
    Fidel polarizou a pouco e pouco a adesão das massas que, além da objetiva situação de opressão
    em que estavam, já haviam, de certa maneira, começado, em função da experiência histórica, a
    romper sua “aderência” com o opressor.
    O seu “afastamento” do opressor estava levando-as a “objetivá-lo”, reconhecendo-se, assim,
    como sua contradição antagônica. Daí que Fidel jamais se haja feito contradição delas. Uma ou
    outra deserção, uma ou outra traição registradas por Guevara no seu “Relato de la Guerra
    Revolucionaria”, em que se refere às muitas adesões também, eram de ser esperadas.
    Desta maneira, a caminhada que faz a liderança revolucionária até as massas, em função de
    certas condições históricas, ou se realiza horizontalmente, constituindo-se ambas em um só corpo
    contraditório do opressor ou, fazendo-se triangularmente, leva a liderança revolucionária a
    “habitar” o vértice do triângulo, contra-dizendo também, as massas populares.
    Esta condição, como já, vimos, lhe é imposta pelo fato de as massas populares não terem
    chegado, ainda, à criticidade ou à quase criticidade da realidade opressora.

    "Veja-se como um líder como Guevara, que não subiu a Sierra com Fidel e seus companheiros à
    maneira de um jovem frustrado em busca de aventuras, reconhece que a sua “comunhão com o
    povo deixou de ser teoria para converter-se em parte definitiva de seu ser” (no texto: nosso ser).
    Até no seu estilo inconfundível de narrar os momentos da sua e da experiência dos seus
    companheiros, de falar de seus encontros com os camponeses “leais e humildes”, numa
    linguagem às vezes quase evangélica, este homem excepcional revelava uma profunda
    capacidade de amar e comunicar-se. Daí a força de seu testemunho tão ardente quanto o deste
    outro amoroso – “o sacerdote guerrilheiro”"

    "Quem inaugura a tirania não são os tiranizados, mas os tiranos. Quem inaugura o ódio não são os odiados, mas os que primeiro odiaram. Quem inaugura a negação dos homens não são os que tiveram a sua humanidade negada, mas as que a negaram, negando também a sua"

    ResponderExcluir
  13. Petronio Filho, que aula vc me deu!!!!

    ResponderExcluir
  14. Que doideira!!!! Tudo isso para apagar a contribuição de Paulo Freire, no avanço intelectual, social e cultural da classe operária? Faça-me o favor!!! Vamos estudar todos os pensadores que quisermos e filtrarmos o que de melhor cada um deixou como legado, né? E viva Paulo Freire!!!!! Também...!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Que doideira!!!! Tudo isso para apagar a contribuição de Paulo Freire, no avanço intelectual, social e cultural da classe operária? Faça-me o favor!!! Vamos estudar todos os pensadores que quisermos e filtrarmos o que de melhor cada um deixou como legado, né? E viva Paulo Freire!!!!! Também...!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. O que está por trás da repulsa ao professor Paulo Freire é nada mais que, uma posição ideológica. Legítima sim, mas que deve ser debatida e discutida. Paulo Freire não é só uma teoria, mas uma postura política. Ele nunca separou educação de política, pois- segundo ele- os que dizem que a educação é neutra e pregam isso aos quatro cantos da terra, assumem uma posição política. Outro ponto que se fala muito é que o Paulo Freire assume um viés Marxista. Então se oponha a isso com argumentos.. porque reler Marx e aplicá-lo a nossa realidade é ruim? quais os problemas da teoria Marxista? .... outra coisa é dizer que Paulo Freire foi um doutrinador. Acho isso o cumulo do absurdo.. Ele influenciado pela teoria MARXISTA E, consequentemente, pela dialética Hegeliana, assumia uma postura de diálogo e defesa do contraditório. O Petronio falou tanto da pedagogia do oprimido e se esqueceu que no pensamento do PF há um processo contínuo de elucidação. se analisarmos a tese do PF, defendida na UFPE dos anos 60 e a educação como prática da liberdade, perceberemos mudanças, assim como na pedagogia do oprimido. o que me inquieta é que, quando se discute PF, não se leva em consideração um pensador assistemático que ele foi. quando digo assistemático não quero dizer incoerente. LEMBRE-SE DE NIETZSCHE! mas, ao dizer assistemático, quero pontuar que não podemos levar em consideração uma única obra do PF como se fosse toda sua teoria.. devemos ler o PF EM SUA INTEIREZA. pedagogia do oprimido! educação como prática da liberdade! a tese do PF QUE foi a disputa de uma cadeira de filosofia na UFPE COM A PROFESSORA MARIA DO CARMO- EX- SECRETÁRIA DE heidegger- PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, POR UMA PEDAGOGIA DA PERGUNTA E, SUA ULTIMA CONFERENCIA QUE ESTAR NO PEDAGOGIA DA SOLIDARIEDADE. ALÉM DE ANALISARMOS AS CARTAS QUE TEM MUITO A NOS DIZER. LEMBREM-SE QUE, SE TRATANDO DE CARTAS, MUITAS DAS VEZES SÃO MAIS ESCLARECEDORAS DO QUE A OBRA CONSAGRADA DO AUTOR.. ENTÃO GENTE, ACHO QUE MUITAS DAS CRÍTICAS FEITA AO PF É FALTA DE LEITURA SÉRIA E, POSICIONAMENTO IDEOLÓGICO MESMO.. MAS UMA COISA É CERTA, ATRIBUIR A PF A MISÉRIA DA EDUCAÇÃO É UMA LOUCURA.. DIZER QUE ELE DOUTRINOU É MAIS AINDA! LEMBRANDO QUE, QUANDO FORAM FAZER O INSTITUTO PF, APOS DISCUSSÃO, ELE DISSE O SEGUINTE: "SE FOR FAZER PARA REPETIR O QUE EU JÁ DISSE NÃO VALE APENA.. ENTÃO PETRONIO!! VÁ LER MAIS PF !!!

    ResponderExcluir
  17. PAULO FREIRE ( PF ) UM MARCO PARA EDUCAÇÃO MUNDIAL...Petronio Filho ( PF ) UM MARCO PARA IGNORÂNCIA NACIONAL, DEVE TER UM COMPLEXO DE INFERIORIDADE NA SEMELHANÇA DAS LETRAS INICIAIS......O PRIMEIRO DOOU SUA VIDA E INTELIGÊNCIA EM PROL DA CULTURA DA HUMANIDADE...............O SEGUNDO NÃO CONSEGUE CONTRIBUIR EM NADA PARA NINGUÉM, A NÃO SER PARA O PRÓPRIO EGO E SUA VAIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai... Tava até precisando de algo que me desse sono. Nunca tinha parado para prestar atenção nas "iniciais", achei até irônico e engraçado, mas na verdade minhas iniciais são JPACF. Não tenho complexo de inferioridade. Sou um cara que tem uma vida confortável e atuo em uma área totalmente distinta e, de fato, faço algo útil para a sociedade. Não duvido que PF tenha doado sua vida e sua inteligência em "PROL DA CULTURA DA HUMANIDADE". O problema é o tipo de cultura à qual ele submeteu os que lhe deram atenção. Marxista de carteirinha, PF, apenas tentou "serenizar" as ideias que mais mataram e trouxeram desgraça ao mundo. Se o método PF fosse bom ele seria copiado por países que são referência em educação. Me diga qual o país que seja um exemplo em educação que tenha adotado e continue adotando o método PF. Quero apenas um, só um mesmo. E antes de chegar aqui com seu discurso chato, sonolento e autoritário se preocupe primeiro em responder a pergunta que lhe fiz. Você é a personificação do autoritarismo!

      Excluir

Gostou? Deixe seu comentário.